Formas graves de tuberculose são evitadas por qual vacina?
VOP
SRC (Tríplice Viral)
DTP + Hib
BCG-ID
Quanto às condições do método contraceptivo de lactação e amenorréia, marque (V) para verdadeiro e (F) para falso e assinale a alternativa correta.
( ) O bebê deverá ser alimentado em seio materno de forma exclusiva, com frequência, dia e noite. ( ) A mulher deverá estar menstruada ou ter menstruado. ( ) O bebê deverá ter menos de 6 meses de idade.
F – F – V
F – V – F
V – V – F
V – F – V
A hanseníase é uma doença com alto poder de incapacidade, porque o bacilo acomete nervos periféricos, acarretando atrofias, paralisias e diminuição de sensibilidade dos membros superiores e inferiores. Os olhos e as pálpebras também são afetados pelo bacilo. O profissional da área da enfermagem tem muito a contribuir, pois deve indagar ao cliente o que sabe sobre as deformidades causadas pela hanseníase e por que acontecem tais deformidades. Leia as assertivas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA sobre os métodos e técnicas para o sucesso da prevenção:
I – Proteção dos olhos. II – Hidratação e lubrificação da pele. III – Massagem para a pele seca.
I, II e III estão corretas.
Somente I e II estão corretas.
Somente I e III estão corretas.
Somente II e III estão corretas.
São tipos de drenos cirúrgicos:
Penrose, Levin e Hemovac.
Levin, Penrose e Jackson Pratt.b) Levin, Penrose e Jackson Pratt.
Levin, Hemovac e Jackson Pratt.
Penrose, Hemovac e Jackson Pratt.
A insulina ________ é a única preparação que pode ser administrada por via IV.
Lenta.
Regular.
Ultralenta.
Pproteína neutra de Hagedorn.
As Úlceras por Pressão são áreas localizadas de tecido mole necrótico que acontecem quando a pressão aplicada à pele, com o passar do tempo, é maior que a pressão de fechamento capilar normal, a qual é aproximadamente 32 mmHg. Segundo os estágios de desenvolvimento das úlceras por pressão, podemos classificar como ESTÁGIO III quando:
A úlcera estende-se para o músculo e osso subjacentes; desenvolvem-se bolsas profundas de infecção; continuam a necrose e a drenagem; e ferida de espessura plena.
A pele se rompe; abrasão, bolha ou cratera rasa; persiste o edema; a úlcera drena; a infecção pode desenvolver-se; e ferida de espessura parcial.
Há área de eritema; o eritema não desaparece com a pressão; temperatura cutânea elevada; tecido edemaciado e congesto; o paciente queixa-se de desconforto; e o eritema progride para a coloração azul-acinzentada mosqueada.
A úlcera estende-se para dentro do tecido subcutâneo; continuam a necrose e a drenagem; desenvolve-se a infecção; e ferida de espessura plena.
Atelectasia refere-se:
À fibrose pulmonar difusa resultante da exposição a fibras de asbesto.
Ao colapso ou à condição de ausência de ar nos alvéolos, causada pela hipoventilação, obstrução ou ompressão das vias respiratórias.
Ao tecido pulmonar que adquiriu uma natureza mais sólida devido ao colapso dos alvéolos ou processo infeccioso (pneumonia).
Ao acúmulo anormal de líquido no espaço pleural
Ateroma refere-se:
Ao acúmulo anormal de depósitos de lipídios e tecido fibroso dentro das paredes arteriais e na luz.
À malha reticulada que proporciona um suporte estrutural a um vaso coronário, impedindo seu fechamento.
Ao agente ou processo que degrada os coágulos sanguíneos.c) ao agente ou processo que degrada os coágulos sanguíneos.
Ao revestimento fibroso composto de células musculares lisas, que se forma sobre depósitos de lipídios no interior dos vasos arteriais, e se protrai para dentro do lúmen do vaso, estreitando-a e obstruindo o fluxo sanguíneo.
As camadas das meninges são:
1 – dura-máter 2 – aracnóide 3 – pia-máter
Relacione as colunas e, a seguir, assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA:
( ) Membrana média, delicada, extremamente delgada, que se assemelha a uma teia de aranha. ( ) Membrana transparente, fina, mais interna que se justapõe ao cérebro e se estende a cada dobra da superfície cerebral. ( ) Camada mais externa, cobre o cérebro e a médula espinhal. É resistente, espessa, inelástica, fibrosa e cinzenta.
1 – 2 – 3
3 – 2 – 1
2 – 1 – 3
2 – 3 – 1
Trauma de extremidades são traumas que acometem ligamentos, músculos e ossos dos membros superiores e/ou inferiores. Diante dessa afirmação, o que caracteriza luxação?
É quando ocorre estiramento dos ligamentos adjacentes a uma articulação, além dos limites da sua amplitude. É uma lesão provocada frequentemente por rotações que forçam a articulação, principalmente nas áreas de sustentação com o tornozelo.
É uma lesão traumática em que há deslocamento dos ossos que compõem uma articulação, podendo ocorrer ruptura da cápsula articular e tecidos adjacentes.
É quando ocorre a solução de continuidade de um osso provocando a perda de função da área afetada, havendo deslocamento do osso e sua exposição ao meio externo devido à lesões de tecidos moles e do revestimento cutâneo.
É quando ocorre a solução de continuidade de um osso, provocando perda da função da área afetada não ocorrendo solução de continuidade da pele.
A epidemia de HIV/Aids ultrapassa fronteiras geográficas e sociais. Ela é altamente dinâmica e instável, porque depende em grande parte do comportamento humano individual e coletivo. É com essa dimensão tão diversa e ampla que a enfermagem trabalha na questão da prevenção. As principais estratégias de prevenção empregadas pelos programas de controle envolvem EXCETO:
Adoção de cuidados na exposição ocupacional a material biológico.
Promoção do uso de preservativos (camisinha masculina e feminina) de forma correta.
Controle do sangue e derivados, sendo desnecessários os métodos de triagem em bancos de sangue.
Promoção do uso de agulhas e seringas esterelizadas e descartáveis entre usuários de drogas injetáveis.
A Endemia é definida como:
Um agravo que se destaca pelas suas proporções, atingindo um elevado número de pessoas em mais de um continente.
Um agravo que atinge um número restrito de pessoas e apresenta proporções reduzidas (uma cidade, um bairro, um colégio, etc).
Uma variação no número de casos novos dentro dos padrões regulares e esperados em um determinado período de tempo.
“Comportamento anormal” de um agravo, uma alteração além dos valores esperados. Ela não significa, necessariamente, a ocorrência de um grande número de casos.
Os microorganismos apresentam características que dirigem sua relação com o hospedeiro e contribuem para o aparecimento de doença. Com essa afirmação relacione as colunas abaixo e, em seguida assinale a alternativa com a sequência correta:
( ) Capacidade de um agente infeccioso de produzir casos graves e fatais. Está associada à capacidade de multiplicação no organismo do hospedeiro e à produção de substâncias tóxicas. ( ) Capacidade de invadir os tecidos no organismo do hospedeiro. ( ) Capacidade que certos organismos apresentam de penetrar, desenvolver-se ou multiplicar-se no novo hospedeiro. ( ) Capacidade de um agente infeccioso de causar enfermidade em um organismo.
1 – 4 – 2 – 3
3 – 1 – 4 – 2
4 – 2 – 1 – 3
1 – 2 – 3 – 4
Dentre os cuidados em Saúde Pública, o paciente que usa insulina deve evitar a aplicação da medicação em qual região?
Na derme.
Na epiderme.
Áreas subcutâneas.
Nas áreas próximas as articulações.
ANULDADA
Acredita-se que a transmissão da Hepatite B aconteça exclusivamente por via parenteral, sendo atribuída a injeção de soros, vacinas contaminadas, transfusão sanguínea, sêmen, saliva, secreções orgânicas e outros materiais. Conforme as características epidemiológicas dos vírus que causam hepatite, o período de incubação da hepatite B é:
35 dias.
15-45 dias.
28-48 dias.
40-180 dias.
Foi prescrito 30U de insulina regular a um paciente para aplicação antes do almoço. Você deve escolher uma seringa ___U e aspirar ____U de insulina regular.
50; 20
50; 40
50; 10
50; 30
Os cuidados básicos da pele, ao banhar um paciente com problema dermatológico incluem, EXCETO:
Utilizar sabonete sem lipídios ou substituto do sabonete.
A área é lavada e seca com pequenas pressões exercidas com um tecido macio.
Utiliza-se sabonetes perfumados e detergentes para lavagem das roupas.
Nas trocas de curativos utilizar soro fisiológico ou outra solução prescrita para ajudar amolecer crostas.
É uma infecção superficial da pele que se inicia como uma vesícula e evolui para uma crosta. Também tem os nomes de piodermite, pereba ou broto. O texto acima refere-seÉ uma infecção superficial da pele que se inicia como uma vesícula e evolui para uma crosta. Também tem os nomes de piodermite, pereba ou broto. O texto acima refere-se:
À sarna.
Ao impetigo.
À escabiose
À pediculose
Qual exame laboratorial permite detectar a perda de líquidos para o espaço extravascular, fundamental para diferenciar a dengue hemorrágica e acompanhar a resposta à hidratação?
Urina.
Glicose.
Creatinina.
Hematócrito
A prevenção das infecções recorrentes do trato urinário incluem, EXCETO:
Tomar banho de banheira, ao invés de chuveiro.
Urinar a cada 2 a 3 horas durante o dia e esvaziar a bexiga por completo.
Depois de cada defecação, limpar o períneo e o meato uretral da frente para trás.
Ingerir quantidades liberais de líquidos diariamente para eliminar as bactérias.
ANULADA
A prova tuberculínica (PPD) é um método auxiliar de diagnóstico e indica uma possível infecção pelo bacilo de Kock ou por outros tipos de bacilo. A leitura dessa prova é realizada 72 a 96 horas após a aplicação, medindo-se com régua milimetrada o maior diâmetro transverso da área de induração palpável. O resultado é registrado em milímetros. Julgue as assertivas de I a III e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I– 0 a 4mm – não fraco: indivíduo infectado pelo bacilo da tuberculose ou anelérgico. II – 5 a 9mm – reator fraco: indivíduo infectado pelo bacilo da tuberculose ou por outras micobactérias. III – 10mm e acima – reator forte: indivíduo infectado pelo bacilo da tuberculose, meningite e coqueluche.
I, II e III estão corretas.
Somente os itens I e II estão corretos.
Somente os itens I e III estão corretos.
Todos os itens estão incorretos.
Os cuidados de enfermagem durante uma convulsão incluem, EXCETO:
Afruxar roupas apertadas.
Colocar paciente no chão se possível.
Proteger-lhe a cabeça com uma almofada.
Tentar inserir uma compressa de gaze na boca cerrada para evitar a quebra dos dentes e lesões na mandíbula.
Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de cem doenças que tem em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo. De acordo com o estadiamento do câncer em seus quatro estágios, assinale a alternativa CORRETA.
Estágio 1: Geralmente confinado ao órgão de origem. Comumente não curável com medidas locais, como cirurgia ou irradiação.
Estágio 2: Geralmente confinado ao órgão de origem. Não curável por meio de medidas locais nem em conjunto com a quimioterapia.
Estágio 3: Estende-se para fora do órgão de origem, atravessando tecidos. Não pode ser curado devido às características do tumor.
Estágio 4: Geralmente envolve múltiplos órgãos distantes, raramente curável.
Doença de pele, crônica, que leva à produção excessiva de queratina, em que as lesões aparecem como placas avermelhadas e elevadas, cobertas com escamas prateadas. O texto refere-se:
À psoríase.
Ao pênfigo.
À infecção micótica.
À dermatite herpetiforme
Inflamação dos tecidos orais, frequentemente associada a alguns agentes quimioterápicos e radioterápico na região da cabeça e pescoço. O texto refere-se a:
Estomatite.
Metaplasia.
Displasia.
Mielossupressão.
Síndrome que tem como defeito básico a micrognatia, que pode ser resultado de uma restrição intrauterina ao crescimento mandibular. Esse defeito favorece a glossoptose, levando ao comprometimento respiratório. O texto acima refere-se a que tipo de anomalia congênita.
Hipospádia.
Criptorquia.
Disrafismo do tubo neural.
Síndrome de Pierre Robin.
As fases do primeiro estágio clínico do parto são denominadas
1 – latente 2 – ativa 3 – de transição
Considerando essas fases correlacione com as opções abaixo e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) As contrações tornam-se mais vigorosas e mais longas, aumentando aproximadamente 30 a 40 s ( ) A dilatação desta fase continua em um ritmo mais lento, as contrações ficam mais frequentes, intensas e longas, alcançando em média 45 e 90s ( ) É caracterizada por um início lento do trabalho de parto, a duração das contrações varia entre 15 e 20s
1 – 3 – 2
1 – 2 – 3
3 – 2 – 1
2 – 3 – 1
A genitália feminina é compreendida por genitália externa e interna. Correlacione as colunas e assinale alternativa correta.
A classificação dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), objetiva destacar a composição desses resíduos segundo as suas características e o seu manejo seguro. Correlacione a classificação dos grupos abaixo, adequados aos resíduos gerados em estabelecimentos de saúde. Em seguida, marque a alternativa com a sequência CORRETA.
1 – Grupo A (Potencialmente infectantes) 2 – Grupo B (Químicos) 3 – Grupo C (Rejeitos radioativos) 4 – Grupo D (Resíduos comuns) 5 – Grupo E (Perfurocortantes)
( ) Resíduos contaminados com radionuclídeos. ( ) Substâncias para revelação de filmes usados em radiografias. ( ) Bolsas de coleta incompletas, descartadas no local da coleta, quando acompanhadas de agulha e independente do volume coletado. ( ) Bolsas transfundidas vazias ou que contenham menos de 50ml de produto residual (sangue ou hemoderivados). ( ) Bolsas contendo sangue ou hemocomponentes com volume residual superior a 50ml.
2 – 3 – 4 – 5 – 1
3 – 2 – 5 – 4 – 1
1 – 4 – 5 – 2 – 3
3 – 2 – 5 – 1 – 4
É uma incisão ou um corte cirúrgico realizado no períneo, especificamente no momento do coroamento. Seu objetivo é ampliar a região perineal, facilitando o desprendimento fetal e impedindo lacerações na vulva e na vagina. O texto refere-se a:
Episiorrafia.
Episiotomia.
Perineorrafia.
Nenhuma das alternativas
Qual é a maior glândula do corpo considerada como uma fábrica química, que produz, armazena, altera e excreta um grande número de substâncias envolvidas no metabolismo? Qual é a maior glândula do corpo considerada como uma fábrica química, que produz, armazena, altera e excreta um grande número de substâncias envolvidas no metabolismo?
Fígado
Pâncreas
Vesicula biliar
Intestino delgado
É uma síndrome de dor crônica que consiste em fadiga crônica, dor muscular generalizada e rigidez. O texto acima refere-se a qual doença?
Gota
Osteoartrite
Fibromialgia
Espondiloartropatias
Sobre colecistite é CORRETO afirmar que:
É uma inflamação aguda da vesícula biliar, provoca dor, hipersensibilidade e rigidez do quadrante superior direito, estando associada a naúseas, vômitos e sinais habituais de inflamação aguda.
Os cálculos biliares formam-se na vesícula a partir dos constituintes sólidos da bile, variam acentuadamente quanto ao tamanho, ao formato e à composição.
c) tem como sinais e sintomas perda de peso, pelos corporais escassos, febre baixa e intermitente.
Caracterizada pelo alto risco de complicações e pelo ducto pancreático temporariamente obstruído, acompanhada por hipersecreção de enzimas.
É a menstruação dolorosa, sem patologia pélvica identificável. Ela ocorre no momento da menarca ou logo depois. Caracteriza-se por dor em cólicas que começa antes ou logo depois do início do fluxo menstrual e prossegue por 48 a 72h. O texto acima refere-se àÉ a menstruação dolorosa, sem patologia pélvica identificável. Ela ocorre no momento da menarca ou logo depois. Caracteriza-se por dor em cólicas que começa antes ou logo depois do início do fluxo menstrual e prossegue por 48 a 72h. O texto acima refere-se à:
Amenorréia.
Síndrome pré-menstrual.
Dismenorréia secundária.
Dismenorréia primária.
É causada por um crescimento excessivo de bactérias anaeróbicas e Gardnerella vaginalis, que ocorre normalmente na vagina e na ausênsia de lactobacilos. Os fatores de risco incluem o uso de duchas após a menstruação, tabagismo, múltiplos parceiros sexuais e outras doenças sexualmente transmissíveis.
Analise o texto e responda a que doença o texto se refere:
Candidíase.
Tricomoníase.
Vaginose bacteriana.
Papilomavírus humano.
Vítimas de trauma necessitam de cuidados especiais durante o atendimento e transporte para o hospital. O serviço de atendimento pré-hospitalar possui equipamentos próprios para esse tipo de transporte. Os equipamentos para o transporte de paciente vítima de trauma são:
Maca, cadeira de rodas e prancha de madeira.
Maca, prancha de madeira e cobertor.
Prancha de madeira, colar cervical e imobilizador lateral de cabeça.
Maca, prancha de madeira com cinto de segurança, colar cervical e imobilizador lateral de cabeça.
São compostos de pele obtida de seres humanos vivos ou remanescentes mortos. Muitos curativos biológicos eventualmente são rejeitados devido à reação imune do corpo. O texto acima refere-se:
Ao curativo biológico homoenxertos e heteroenxertos.
Ao curativo biossintético e sintético
Aos curativos biológicos
Aos autoenxertos
Os fármacos injetáveis pediátricos são comumente administrados por via subcutânea ou intramuscular. O volume da dose intramuscular é limitado a 1ml por aplicação em crianças com menos de 5 anos. Crianças de 6 a 12 anos podem receber até:
2,5ml por aplicação.
3,0ml por aplicação.
2,0ml por aplicação.
3,5ml por aplicação.
A mama é formada, em parte, por tecido glandular e, em parte, por tecido conjuntivo, adiposo, nervoso, linfático e sanguíneo. A mama madura é composta de 15 a 20 lobos, subdividindo-se em diversos lóbulos que possuem de 1 a 10 alvéolos. Com base no texto descrito, correlacione as afirmativas a seguir e marque a alternativa com a sequência correta:
A – canalículo B – alvéolo C – ducto lactífero D – seio lactífero
( ) Local no qual o leite produzido fica depositado ( ) Canal que transporta o leite até uma estrutura dilatada, em forma de saco ( ) Unidade funcional da glândula mamária, responsável pela produção e secreção do leite para o canalículo. ( ) Canal muito pequeno que conduz o leite do alvéolo para o canal lactífero.
D – C – B – A
A – C – D – B
C – D – B – A
B – D – A – C
É o resultado de um distúrbio da regulação imune, que determina uma produção exagerada de anticorpos. Esse distúrbio imunorregulador é produzido por alguma combinação de fatores genéticos, hormonais e ambientais. O texto refere-se:
À ancilose.
À ceratocone.
À polimiosite.
Ao lúpus eritematoso sistêmico
Sobre o cateter venoso central de inserção periférica complete:
Basílica – cefálica – átrio direito
Basílica – cefálica – átrio esquerdo
Jugular – subclávia – ventrículo esquerdo
Jugular – subclávia – ventrículo direito
Ao chegar ao local e encontrar múltiplas vítimas, a equipe da saúde deverá realizar um enquadramento de pacientes, ou seja, uma classificação deles para dar cuidados específicos, baseada na gravidade dos traumas ou da doença. O sistema START (Triagem Simples e Tratamento Rápido) é um exemplo de sistema de triagem disponível. Sobre isso correlacione as colunas abaixo, e, em seguida, assinale a alternativa com a sequência correta.
A Prioridade máxima (cor vermelha) B – Prioridade moderada (cor amarela) C – Prioridade mínima (cor verde)
( ) Vítimas com lesões graves, sem riscos de morte nas próximas 24h ( ) Lesões leves, quando uma avaliação ou tratamento é necessário mas o tempo não constitui no fator crítico. ( ) Vítimas com lesões muito graves, risco de morte nos primeiros 5 a 15 minutos.
B – C – A
B – A – C
C – A – B
A – C – B
É uma condição em que há perda do volume sanguíneo circulante efetivo. Segue-se a perfusão tecidual e orgânica inadequada, resultando, por fim, em distúrbios metabólicos celulares. O texto acima refere-se ao choque:
Hipovolêmico
Cardiogênico
Anafilático
Séptico
A prova dos nove é usada para calcular a extensão de uma queimadura em termos de porcentagem da superfície total do corpo. Dessa forma é possível decidir o tipo de atendimento médico. Assinale a afirmativa que reúne a superfície corporal que equivale a 18%.
Virilha
Cabeça
Parte da frente da perna
Parte da frente do tronco
Torna-se necessário quando os rins não são mais capazes de remover produtos de degradação, manter os eletrólitos e regular o balanço hídrico. As terapias de substituição renal são mais conhecidas como:
Diálise e hemodiálise.
Cirurgia renal e monitoramento do balanço hídrico.
Monitoramento dos sinais de uremia e drenagem urinária.
Medicamentos diuréticos e cateterização vesical de demora.
O cuidar da criança desnutrida, com diarréia e desidratada envolve, EXCETO:
Fototerapia.
Lavar as mãos.
Pesar diariamente entre os horários das dietas.
Utilizar luvas de procedimento na troca de fralda.
A incidência destas doenças está diretamente relacionada com as condições de saneamento básico, higiene pessoal e alimentar, ocorrendo com maior frequência em áreas onde não há redes de esgoto ou cuja rede é precária. O texto acima refere-se às:
Brotoejas
Dermatites
Micobacterioses
Doenças diarréicas
O diabetes é considerado um problema de saúde pública, pois atinge grande parte da população, surge em qualquer idade, está associada a sérios problemas de saúde e, se não controlada, pode provocar sérias complicações, como neuropatia, nefropatia e amputações. Marque V para verdadeiro e F para falso e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Tipo I – Diabetes mellitus não insulinodependente – geralmente acontece quando há acentuada diminuição na produção de insulina. Tem origem em fatores genéticos e ambientais. Ocorre com mais frequência em adultos com mais de quarenta anos e obesos. ( ) Tipo II – Diabetes mellitus insulinodependente – ocorre quando a produção de insulina é diminuída. Tem como origem um forte componente genético, evidenciado pelo padrão familiar. É comum em crianças, jovens e adultos jovens. ( ) Diabetes gestacional – as mudanças hormonais ocorridas no organismo da mulher durante a gravidez causam uma diminuição da tolerância à glicose, sobretudo se ela tem mais de trinta anos, se tem parentes próximos com diabetes, se já teve abortos espontâneos ou natimortos, se já teve filhos pesando mais de 4 kg ao nascer, se é obesa ou se aumentou muito de peso durante a gestação.
V – F – V
F – F – V
V – V – V
F – V – F
Com relação às regras para a coleta interna de resíduos infectantes ou especiais, assinale a alternativa INCORRETA:
A lixeira deve ser lavada uma vez ao dia.
Observar a cor do saco e a sua identificação.
Despejar o conteúdo da lixeira em outro recipiente.
No caso de vazamento de resíduo deve-se interditar o local, colocar um pano embebido em desinfetante (hipoclorito de sódio 1%), coletado com uma pá, e desinfetar o chão também com hipoclorito de sódio 1%.
ANULADA
Na administração de medicação por via intramuscular, ocorre deposição do medicamento profundamente no tecido muscular, que é irrigado com sangue transportando o medicamento para a via sistêmica. Utilizam-se várias técnicas, ângulo e volume de acordo com a idade, composição do medicamento e músculo no qual será administrado o medicamento. Qual alternativa está CORRETA?
Região vasto lateral da coxa de 1 a 4 ml.
Região ventro glútea ou hochester de 1 a 5ml.
Região deltóide e região subcutânea de 0,5 a 3 ml.
Região glúteo dorsal e/ou dorso glúteo de 1 a 3 ml.
ANULADA
A hipertensão arterial é uma doença caracterizada pela elevação da pressão sanguínea. Se não controlada, pode causar problemas cardíacos, cerebrais e renais, dentre outros. É considerado com hipertensão arterial o indivíduo que apresente, em duas verificações em momentos diferentes, a pressão de:
140X80 mmHg
130X90mmHg
140X90 mmHg
130X80 mmHg
As contrações uterinas são as forças musculares vigorosas que provocam o nascimento do bebê, e o profissional identifica seu início por meio da dinâmica uterina, quando colocou a sua mão sobre o fundo uterino e avalia.
Duração, intensidade e relaxamento.
Frequência, duração e relaxamento.
Intensidade, frequência e duração.
Intensidade, força e duração.
Se for necessário administrar um fármaco por infusão em Y ou secundária ao mesmo tempo em que a infusão primária é administrada, o frasco deverá ser pendurado na mesma altura. Esse tipo de instalação é conhecida como equipos:
Em y.
Em dupla.
A dois.
Em paralelo.
É uma doença desmielinizante progressiva do SNC, que é munologicamente mediada. Pode ocorrer em qualquer idade, porém manifesta-se em adultos jovens entre 20 e 40 anos de idade.
Esclerose lateral amiotrófica
Síndrome de Guillain-Barré
Esclerose múltipla
Miastenia gravis
A pele úmida, isquemia das extremidades, pulso filiforme, oligúria, palidez e frio são sinais e sintomas mais comuns de:
Choque.
Insuficiência respiratória aguda.
Hipertensão arterial sistêmica (HAS).
Síndrome de angústia respiratória aguda (SARA).
As injeções intradérmicas podem ser aplicadas em qualquer parte da pele, mas o local não deve ter pelos, manchas e estar exposto a um atrito mínimo causado pela roupa. A parte superior do tórax, a região escapular e a face interna dos antebraços são os locais mais comumente utilizados. De acordo com o ângulo para a aplicação de injeções intradérmicas, a alternativa correta é:
15° a 45°
30° a 90°
10° a 15°
45° a 90°
É uma doença infecciosa aguda, febril, de natureza viral, de curta duração, com gravidade variável, causada por vírus e transmitida por mosquitos fêmeas infectados. Manifesta-se por insuficiência hepática e renal, podendo matar. Pode ser de dois tipos: urbana e silvestre. Estamos falando da:
Dengue.
Febre tifóide.
Febre amarela.
Leptospirose.
É uma doença considerada um problema de saúde públicadevido a sua morbi-mortalidade bastante relacionada com as condições precárias de vida. Em seu estágio inicial, é confundida por leigos como gripe, bronquite, alergia respiratória; o retardo no diagnóstico agrava o estado do doente e o processo de disseminação do bacilo. Estamos nos referindo.
À coqueluche.
À meningite.
À tuberculose.
Ao sarampo.
As maiores taxas de infecção hospitalar a clientes/pacientes são em UTI. Nesse ambiente, as IH são as complicações mais comuns, chegando a 30% do total de uma instituição hospitalar. Portanto fatores intrínsecos e extrínsecos estão presentes, e os altos índices de IH nessas unidades são comuns devido à multiplicidade de fatores. Qual das opções abaixo NÃO é classificada como um fator EXTRÍNSECO?
Tratamentos realizados (quimioterapia, uso de corticoides, etc).
ANULADA
A produção de estrogênio aumenta na gravidez. Esse hormônio é responsável por:
Estimular o crescimento contínuo do miométrio uterino, preparando esse órgão para desempenhar uma importante função de contratilidade durante o trabalho de parto.
Assegurar o desenvolvimento do produto da concepção no decorrer do primeiro trimestre gestacional.
Atuar diretamente no desenvolvimento da glândula mamária.
Estimular o hormônio gonadotrófico, até o momento da placenta assumir a sua produção.
Nenhum comentário :
Postar um comentário